Visando capacitar mão de obra, ABCCC investe em cursos

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), de olho em capacitar mão de obra e gerar empregos nas regiões com expansão da raça Crioula no Brasil, já se prepara para oferecer o curso de Formação de Mão de Obra em pelo menos quatro estados brasileiros até o final de 2016.

De acordo com a assessoria entidade, a previsão é que as qualificações aconteçam nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Distrito Federal. No entanto, os municípios que irão sediar o curso ainda não foram definidos. O intuito da ABCCC com esses cursos é qualificar a mão de obra dos criatórios, zelando assim pelo bem-estar dos animais que não estão na região Sul do país.

Assim, os temas dos cursos oferecidos podem ser desde o manejo básico dos animais, até outros mais complexos, como a doma. Por conta disso, o núcleo organizador deverá recomendar o tema mais adequado de acordo com as necessidades dos criadores de sua região.

Vale lembrar que em 2015, o crescimento da manada da raça Crioula no Brasil atingiu 6,4% e registrou exemplares em todos os Estados brasileiros. O cavalo Crioulo avançou em todas as regiões do país e fechou 2015 com 402.341 animais ante os 377.882 registrados em 2014. O Centro-Oeste saiu na frente com 13,5% de crescimento, seguido pelo Norte com 11%, Nordeste com 10,1% e Sudeste com 8,1%. Na Região Sul o aumento chegou a 6,2%.
Já um estudo realizado em 2012 pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz aponta que a raça Crioula movimenta por ano R$ 1,28 bilhão na economia, além de gerar 240 mil empregos diretos e indiretos.

O setor de Eventos da ABCCC é responsável pelo agendamento e organização do Curso de Formação de Mão de Obra. Portanto, o núcleo da Região Oito que tiver interesse em promover o evento em sua localidade deve entrar em contato com o setor através do telefone (53) 3284-1450.

Texto: Vicenzzo Vicchiatti, com informações da AgroEffective
Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação

Deixe um comentário

Seu comentário será publicado se estiver de acordo com as políticas de publicação do site. Seu e-mail não será publicado.