Santa Catarina terá a primeira repescagem de Paleteada da história

O município de Lages, no sudeste catarinense, se prepara para mais três etapas classificatórias do cavalo Crioulo entre os dias 5 e 8 de julho. Promovido pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), o evento trará uma das estreias deste ano: a primeira repescagem à Final Nacional de Paleteada da entidade.

Com o objetivo de integrar cada vez mais paleteadores ao ciclo, a classificatória catarinense poderá contar com a participação de habilitados em credenciadoras de qualquer parte do Brasil. Serão jurados da prova os criadores Jorge Demiate Junior e André Narciso Rosa. A repescagem será a última oportunidade para os conjuntos que desejam participar na final da modalidade, em Esteio.

Disputa ao Freio de Ouro segue acirrada
O ciclo da maior prova de seleção da raça Crioula está chegando ao final. A seletiva catarinense é a antepenúltima do ano e poderá selecionar até oito animais para integrar a lista dos 104 finalistas do Freio de Ouro 2012.
A etapa contará com a participação de 61 animais. Na banca de avaliação estarão os criadores Eduardo Móglia Suñe (Bagé/RS), Francisco Martins Bastos Sobrinho (Uruguaiana/RS) e Sandro Fonseca do Amaral (Uruguaiana/RS) julgando as fêmeas. Os machos terão avaliação de Christina Freitas Bandeira de Mello (Alegrete/RS), Luis Rodolfo da Costa Machado (Taquara/RS) e Luiz Martins Bastos Neto (Uruguaiana/RS). De Lages deverão sair oito quatro e quatro fêmeas para a Final do Freio de Ouro, em agosto na Expointer.
Mais de 180 cavalos são esperados nas três provas que ocorrerão no Parque de Exposições Conta Dinheiro. A primeira disputa tem início no dia 5 de julho com o julgamento da morfologia passaporte, que será avaliada por Eduardo Móglia Suñe e poderá garantir a vaga em Esteio para oito animais.

Confira a programação:

5 de julho (quinta-feira)
9h – Início Julgamento Morfológico Passaporte
15h – Grandes Campeonatos Julgamento Morfológico Passaporte
17h – Término da entrada dos animais Classificatória
17h – Exame de Admissão Classificatória
19h – Término Exame de Admissão Classificatória

6 de julho (sexta-feira)
8h30min – Julgamento Morfológico Classificatória – Fêmeas
10h – Julgamento Morfológico Classificatória – Machos
12h – Andaduras/Figuras/VSP-Esbarradas – Fêmeas e Machos
20h – Coquetel na sede da ACCCC com Leilão de Coberturas

7 de julho (sábado)
9h – Prova de Mangueira – Fêmeas e Machos
14h – Prova de Campo – Fêmeas e Machos

8 de julho (domingo)
9h – Fase Final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova de Campo)
12h – Encerramento e entrega de Prêmios
14h – Classificatória de Paleteadas – Região 05 e Repescagem

Informações ABCCC

Deixe um comentário

Seu comentário será publicado se estiver de acordo com as políticas de publicação do site. Seu e-mail não será publicado.