Raça Crioula

Com origem nas grandes planícies dos pampas, até as mais distantes montanhas dos Andes, os cavalos trazidos por colonizadores espanhóis adaptaram-se a todo o tipo de clima e região. Suportaram o intenso frio e também o calor desgastante . Com o passar de quatro séculos de adaptação e de evolução, adquiriram características únicas e próprias no meio ambiente sul americano.

Por conta de sua longevidade, rusticidade, agilidade e resistência, são muito utilizados nos trabalhos pesados na lida com o gado, em fazendas de todo o país.

Panorama atual – Hoje, estão presente em praticamente todos os estados brasileiros, segundo a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).  O Relatório populacional da raça, emitido pela ABCCC,  informa que estão registrados 84.741 animais, entre machos e fêmeas, espalhados por 22 estados brasileiros.

honesta da badana 300x200 Raça Crioula

Honesta da Badana

 

DÓCIL E ÁGIL – Não se deixe enganar pelo baixo porte. Os cavalos da Raça Crioula possuem musculatura extremamente consistente e estrutura óssea compacta. Anatomia que agrega tais características de agilidade e resistência.

A utilização deste animal não se limita ao serviço de propriedades rurais. Se treinado, pode se tornar atleta, com destaque em provas como o Freio de Ouro e provas de rédeas. Fato que pode ser comprovado pelos resultados obtidos em provas específicas nos últimos anos, nas quais os cavalos crioulos têm conseguido obter sucesso em muitas nacionais e até internacionais.

O portal Mercado de Cavalos estima que o Brasil tenha hoje cerca de 140 mil animais vivos registrados e distribuídos entre aproximadamente 14 mil proprietários.

remanso 25 de novembro 2010 383 300x200 Raça Crioula

Animais criatório Genética Aditiva

 

INFORMAÇÕES TÉCNICAS

Altura: Cerca de 1,35m a 1,52m, com média de 1,45m em machos e fêmeas.

Porte: Pequeno

Pelagem: A clássica é o gateado, ou seja, um baio escuro, comum a listra preta, desde o fim da crineira até a cauda, estrias escuras nos membros e muitas vezes nas cernelhas. Todas as pelagens são admitidas.

Cabeça: Curta e larga, em forma de pirâmide, perfil reto ou ligeiramente convexo, olhos grandes, expressivos, afastados sobre o bordo do plano frontal, as orelhas são pequenas e afastadas da bases.

Andadura: Marcha trotada

Temperamento: Vivo, inteligente, corajoso, muito forte, bem disposto e possuidor de grande resistência.

Aptidões: O Crioulo é, por excelência, um cavalo de trabalho, ideal na lida com gado, para passeio e enduro, podendo ser usado para percorrer grandes distâncias. (Portal ABCCC)

Vídeos Cavalo Crioulo

Entre em contato com nosso site:

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Assunto

Sua mensagem

Política de Conteúdo

O objetivo do portal Cavalo Crioulo é divulgar notícias, reportagens, entrevistas, eventos e outros conteúdos variados da raça crioula.

Para a construção dos textos usamos informações próprias, releases de assessorias de imprensa, internet, revistas, artigos e contribuições do público, imagens próprias e imagens de divulgação.

Todas as fontes, créditos, e marcas d'água tanto de textos ou fotos são devidamente creditados.

Caso você seja autor e se sinta prejudicado por qualquer foto/imagem ou texto publicado, entre em contato por e-mail e prontamente faremos a remoção.