Raça Crioula atrai tricampeão mundial de rodeios

A resistência, agilidade e a rusticidade do cavalo crioulo fizeram com que o tricampeão mundial de rodeios pela Professional Bull Riders (PBR), Adriano Moraes resolvesse investir na raça que a cada ano ganha mais adeptos em todo o Brasil.

Mesmo já tendo encerrado a carreira como peão, Adriano agora é diretor de Eventos da PBR Brasil e por conta do contato mais próximo com os cavalos crioulos, busca inserir o animal da raça nas arenas brasileiras no ano de 2016.

O tricampeão mundial revelou que o interesse pela raça teve início em 2014, quando recebeu um convite para conhecer o cavalo em Uruguaiana (RS), um dos municípios mais tradicionais no trato da raça Crioula. O primeiro investimento foi quando comprou uma cota do cavalo Cafamungo do Barulho, e desde então o encanto pela raça tem crescido cada vez mais.

Atualmente, Adriano conta com seis exemplares da raça em sua propriedade, sendo que destes dois estão participando de disputas na modalidade laço em dupla. Por conta do contato diário com os animais na fazenda, em ocasiões em que os mesmos foram colocados em situações de trabalho difícil, o agora diretor de eventos da PBR Brasil conta os dias para que o cavalo Crioulo faça parte das competições da entidade.

Ele acredita que a grande estreia da raça como peça primorosa para a execução do rodeio ocorrerá em março de 2016. Durante a realização da prova, os Crioulos vão desempenhar um importante papel para o sucesso do evento. Considerados na modalidade como um “instrumento de segurança”, eles ficarão incumbidos de conduzir os salva-vidas até a pista. Isso porque quando ocorre um acidente com algum competidor, a pessoa montada a cavalo – também chamada laçador – é responsável por laçar o touro, contê-lo e mantê-lo afastado do atleta para que ele possa ser atendido pela equipe médica.

Autor: Vicenzzo Vicchiatti, com informações da AgroEffective
Foto: FotoPerigo/Divulgação

Deixe um comentário

Seu comentário será publicado se estiver de acordo com as políticas de publicação do site. Seu e-mail não será publicado.