Prova Doma de Ouro é oficializada pela ABCCC

A Comissão de Provas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) oficializou para a próxima temporada de competições a prova de Doma de 21 dias de potros, que será chamada de Doma de Ouro. A nova prova contará com um ranking de domadores e elegerá o Domador de Ouro do próximo ciclo.

A medida tem como objetivo dar visibilidade e reconhecer o trabalho dos domadores que preparam os cavalos crioulos para o Freio de Ouro, principal prova da raça realizada anualmente durante a Expointer em Esteio (RS).

De acordo com a ABCCC, a Doma de Ouro irá avaliar o processo de iniciação e complementação da doma de um potro e a habilidade dos ginetes em diferentes etapas, premiando a regularidade da atuação dos conjuntos. A nova competição será dividida em três etapas, Redomão do Núcleo, Redomão da ABCCC e Um ano de Freio e coroará vencedor o conjunto que obtiver a maior pontuação no somatório das etapas organizadas pela Associação.

Os domadores irão compor um ranking geral de pontuação e quem for classificado para a etapa do Redomão da ABCCC, poderá apresentar a Comissão de Inspeção até dois potros, mas apenas um exemplar participará da prova de Um ano de Freio. O regulamento completo da modalidade, as etapas, provas, pontuação do Ranking e as exigências para participar podem ser conferidas no site da ABCCC (http://cavalocrioulo.org.br/eventos/regulamentos).

 

Autor: Vicenzzo Vicchiatti com informações da AgroEffective
Foto: Everton Souza Marita/ABCCC/Divulgação

Deixe um comentário

Seu comentário será publicado se estiver de acordo com as políticas de publicação do site. Seu e-mail não será publicado.