Pioneirismo no uso de Inseminação Artificial em cavalos crioulos

Com o intuito de qualificar a genética de seu plantel de cavalos Crioulos, a Genética Aditiva, empresa localizada em Campo Grande (MS), incluiu a técnica da inseminação artificial na estação 2012-2013, utilizando sêmen de grandes garanhões, tornando-se assim a primeira empresa do Mato Grosso do Sul a aplicar a I.A. nesta raça.

Entre as vantagens da inseminação artificial estão a maior prevenção de doenças devido ao controle sanitário específico e o contato limitado entre os animais, além do menor deslocamento.

Os reprodutores utilizados são Quilero Valentin, filho do Piraí 1569 do Brazão (grande campeão da Expointer) em égua de sangue Dom Carrasco do Purunã (campeão do Freio de Ouro); Jefe de Raza Charrua, filho do Entrevero Charrua (grande campeão de Esteio/RS), em égua de linhagem Colibri, família a qual pertence Santa Teresa Papayero, avô materno do Viragro Rio Tinto.

O terceiro garanhão utilizado é o Las Callanas Impostor, filho de Piguchen Capuchino, portanto irmão do Las Callanas Caldo Negro, tendo como mãe Piguchen Maldadosa, que é filha de La Amanecida Peluson, uma das melhores éguas chilenas.

Informações Stephanie Ribas – Assessoria de Imprensa Genética Aditiva

Deixe um comentário

Seu comentário será publicado se estiver de acordo com as políticas de publicação do site. Seu e-mail não será publicado.