Parque Assis Brasil terá novo espaço para cavalos crioulos

As obras do novo espaço da raça Crioula no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS), já tiveram início nesta semana. Nesta primeira etapa da reorganização da estrutura do cavalo Crioulo no local estão sendo feitos o alinhamento do piso e pintura do novo pavilhão, onde antes se localizavam os suínos, além do desmonte das cocheiras do pavilhão antigo, a construção novo lavadouro do cavalo Crioulo, que fica atrás deste pavilhão e a adequação ao Plano de Prevenção e Proteção Contra Incêndio deste galpão.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Crioulo (ABCCC), José Luiz Lima Laitano, o objetivo é terminar esta etapa das obras até o mês de fevereiro. Também espera que estejam prontas as contrapartidas do governo do Estado como o estacionamento e o acampamento para os crioulistas. “Com esta primeira etapa queremos melhorar a comodidade para os criadores. Junto com esta obra tem uma parte do governo do Estado que é diz respeito ao estacionamento e o acampamento do cavalo Crioulo onde esperamos que as licitações sejam realizadas até o final do ano. Se conseguirmos concluir neste tempo todas estas obras, teremos uma melhoria de 100% neste atendimento ao criador”, observa.

Em janeiro a ABCCC firmou contrato com o governo do Rio Grande do Sul prevê a concessão de área de 7,5 hectares por 25 anos e renovável por outros 25 anos. Caberá à ABCCC a destinação de dois terços do valor a ser investido, estimado atualmente em R$ 15 milhões, com a contrapartida de um terço oriunda do executivo gaúcho. A entidade foi a primeira entre os usuários do local a firmar o compromisso com o governo gaúcho após a aprovação de lei de criação de um marco regulatório para a área, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado em dezembro de 2013.

Foto e Informações: ABCCC/Divulgação

Deixe um comentário

Seu comentário será publicado se estiver de acordo com as políticas de publicação do site. Seu e-mail não será publicado.