MT recebe 1ª Exposição Morfológica Passaporte de cavalos Crioulos 

Mato Grosso recebe de maneira inédita nos dias 4 e 5 de julho a 1ª Exposição Morfológica Passaporte de cavalos Crioulos, em Campo Verde (130 km de Cuiabá). A expectativa é de receber 85 animais dos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Paraná.

O evento integra a programação da 15ª Expoverde e é uma realização do Núcleo Mato-grossense de Criadores de Cavalos Crioulos (NMTCCC). A Exposição Passaporte dá direito aos campeões de disputar a grande final da Morfologia nacional em Esteio, no Rio Grande do Sul, no próximo mês de agosto.

A expectativa é classificar para Esteio 4 machos e 4 fêmeas, regra para exposições com mais de 80 animais participantes. Caso menos de 80 animais apresentem-se, o passaporte é para 2 machos e 2 fêmeas.

Para a organização do evento, a Exposição Passaporte é uma enorme conquista e um momento de destaque para Mato Grosso, uma vez que passa a integrar um circuito que já é consagrado no Sul e Sudeste do país e passa a se fortalecer ainda mais no Estado, trazendo a atenção de criadores de todo o país para a região.

Criadores e membros do NMTCCC, o presidente Luiz Fernando Guerreiro, o vice-presidente Alexandro Panosso, Daniel Nascimento e Gladir Tomazelli ressaltam que a principal ideia do grupo é incentivar a criação de cavalos não só como trabalho, mas como uma atividade de lazer que ajuda a promover qualidade de vida.

Eles apostam no potencial de desenvolvimento e em bons índices de crescimento da Raça Crioula em Mato Grosso, e convidam o público em geral – não apenas criadores – para prestigiar o evento.

A exposição tem apoio da Prefeitura Municipal de Campo Verde e da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), que considera o trabalho realizado pelo NMTCCC de importância para a valorização da Raça Crioula no país, devendo ter o Estado, nos próximos anos, destaque do desenvolvimento da raça, por seu potencial de crescimento.

Estarão presentes o vice-presidente de Comunicação e Marketing da ABCCC, José Luis Laitiano, e o vice-presidente administrativo-financeiro, Cesar augusto Hax, que será o jurado da competição. Técnicos e outros membros da ABCCC também participam.

A 1ª Exposição Morfológica Passaporte da Raça Crioula de Mato Grosso será realizada no dia 4 de julho, sexta, durante todo o dia, e no dia 5, sábado, no período da manhã, no Parque de Exposições Marco Antônio Esteves da Rocha, em Campo Verde. A entrada é gratuita.

Programação

Dias 1 e 02 de julho de 2014 – Recepção dos animais no Parque de Exposições Marco Antônio Esteves da Rocha – Campo Verde/MT

Dia 03 de julho 2014 / Quinta-Feira

08:00 Admissão Morfológica

Dia 04 de julho de 2014 / Sexta-Feira

08:00 Morfologia Incentivo

09:00 Morfologia Machos

13:30 Morfologia Fêmeas

Dia 05 de julho de 2014 / Sábado

09:00 Grande Campeonato.

12:00 Almoço de integração dos criadores com entrega das premiações

Classificação Prévia

Além da Exposição Morfológica, na tarde de sábado será realizada a chamada Classificação Prévia, que consiste em um desfile filmado dos animais com objetivo de classificar alguns posteriormente – para Esteio – em caso de necessidade, como repescagem.

NMTCCC

O Núcleo Mato-grossense de Criadores de Cavalos Crioulos (NMTCCC) foi criado no ano de 2010 e atualmente conta com 10 membros que, juntos, representam em torno de 120 animais da raça, em Campo Verde (sede do núcleo), Dom Aquino, Primavera do Leste e Nova Brasilândia.

Em 2012 o NMTCCC realizou sua 1ª Exposição Morfológica, já com acompanhamento da ABCCC, e com a participação de 43 animais de Mato Grosso e Rondônia.

 

Deixe um comentário

Seu comentário será publicado se estiver de acordo com as políticas de publicação do site. Seu e-mail não será publicado.