Médico veterinário Luciano Kruel fala sobre Síndrome Cólica em Cavalos

Médico Veterinário e proprietário do Centro de Treinamento Luciano Kruel em Santa Maria (RS), Luciano Kruel publicou um texto sobre Síndrome Cólica no Portal Cavalos Crioulos no dia 05 de agosto de 2005.

No texto é possível entender mais sobre a síndrome cólica, um problema que afeta alguns cavalos. Segundo o médico veterinário, a cólica pode ser provocada por conta das mudanças constantes nos cardápios dos animais, que muitas vezes, não se adaptam as mudanças e tem o aparelho digestivo preparado para digerir fibras e pastagem.

Com o aumento da criação de cavalos para práticas esportivas e exposições, é preciso prestar atenção na alimentação do cavalo, que possui um aparelho digestivo mais complexo do que o do ser humano. A cólica é um sinal de que algum fator está interferindo no bom funcionamento dos mecanismos de digestão.

Confira trecho: “Os sinais de cólicas mais evidentes são: cavar o chão, sudorese, deitar-se e levantar-se rapidamente, assumir posição de micção com freqüência, esticar o flanco, olhar para o flanco, levantar o lábio superior com freqüência, rolar-se, inquietação, tenesmo com ou sem defecação”.

 

Deixe um comentário

Seu comentário será publicado se estiver de acordo com as políticas de publicação do site. Seu e-mail não será publicado.