Mato Grosso do Sul é destaque na criação de cavalos Crioulos

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) divulgou no início do ano um levantamento com o crescimento das criações de cavalos Crioulos por todo o Brasil. Mato Grosso do Sul foi o estado que mais apresentou crescimento com 14,6% em relação ao número de animais e atualmente a criação da raça no estado possui 2,38 mil exemplares.

Com números de crescimento que representam o dobro da média nacional, Mato Grosso do Sul vem atraindo olhares de todo o país. De acordo com o técnico da ABCCC que atende o estado, Rafael Sant’Anna, esses números são fruto do investimento dos criadores que buscam animais de qualidade para participar das exposições morfológicas que são realizadas pelo núcleo do estado.

Um dos principais usos do cavalo Crioulo em Mato Grosso do Sul é para a criação de gados, já que o estado conta com diversas áreas que são utilizadas para a pecuária extensiva. Com isso, a rusticidade e a resistência da raça crioula tem influenciado bastante na procura dos criadores.

Prova do trabalho desenvolvido pelos criadores sul-mato-grossenses é a realização da 3ª Exposição Morfológica Passaporte de Campo Grande, que acontece nos dias 2 e 3 de maio no Parque Laucídio Coelho, durante a 77ª edição da Expogrande.

A competição, que tem 110 animais inscritos, irá classificar os oito melhores animais do campeonato, sendo quatro fêmeas e quatro machos, com o passaporte para participar da grande final da Morfologia que acontece durante a Expointer, em Esteio (RS), entre os dias 30 de agosto e 7 de setembro.

O julgador da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), Eduardo Suñe será o encarregado por analisar e definir os melhores animais da 3ª Exposição Morfológica Passaporte de Campo Grande.

Autor: Vicenzzo Vicchiatti, com informações da AgroEffective
Crédito da foto: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação

Deixe um comentário

Seu comentário será publicado se estiver de acordo com as políticas de publicação do site. Seu e-mail não será publicado.