Gira técnica reúne criadores de cavalos crioulos em Roraima

O técnico da Associação Brasileira dos Criadores de Cavalos Crioulos, Romeu Koch, ministrou no final de abril palestra durante a Gira Técnica em Roraima e contou com a participação de Crioulistas, alunos do curso de Zootecnia da Universidade Federal de Roraima e futuros criadores.

O evento ocorreu no CTG Nova Querência com a participação de 60 pessoas. O primeiro macho a ser confirmado no dia seguinte, 30, foi Herdeiro do Forte São Joaquim, filho de BT Faceiro do Junco e Ventania de Santa Angélica. Esse exemplar começará treinamento para a modalidade de vaquejada com Josenildo Silvestre, respeitado vaqueiro e experiente em rédeas e vaquejada.

A programação contou também com a resenha de um potro ao pé da mãe e confirmação do macho castrado Fandango do Forte São Joaquim. Além disso, foi realizada a primeira comercialização de um Crioulo em leilão, o potranco com pouco mais de um ano, Justiceiro do Forte São Joaquim.

Os animais do leilão chegaram em Roraima no dia 5 de janeiro, depois de 19 longos dias de viagem. O criador Edison Corleta, que reside em Roraima desde 1993, cria em Camaquã e acaba de realizar o sonho de levar os cavalos Crioulos para aquela região e abrir o mercado para a raça no estado de Roraima.

Deixe um comentário

Seu comentário será publicado se estiver de acordo com as políticas de publicação do site. Seu e-mail não será publicado.