Oraca do Itapororó e Bem Criado Cala Bassa vencem na Expointer

Os mais destacados exemplares do circuito morfológico da raça Crioula no Brasil mostraram na pista do Parque Assis Brasil em Esteio/RS o resultado do trabalho de seleção prestado pelos criadores durante os 80 anos em que esta foi orientada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Os atuais representantes dessa lapidação são os Grandes Campeões da Expointer, Oraca do Itapororó e Bem Criado Cala Bassa.

A decisão final ocorreu na tarde de 28 de agosto, terça-feira, após o julgamento das categorias na segunda-feira.

Oraca do Itapororó_Grande Campeã e Melhor Exemplar da Expointer

A Campeã Égua Adulta Oraca do Itapororó, que de quebra ainda foi escolhida o Melhor Exemplar da Raça, veio para a Expointer para participar do Freio de Ouro no qual ficou com a Prata e mostrou que continua em forma, cinco anos após ter faturado os mesmos prêmios. A égua gateada, filha de Jalisco de Santa Angélica e Fuzarca do Itapororó, foi exposta por Aldo Vendramin de Palmeira/PR.

Para Aldo Vendramin, a conquista de Oraca somada ao Freio de Prata foi uma vitória dupla. “Isso nos enche de orgulho e aumenta a responsabilidade. É muito raro um animal em preparo funcional vencer o grande campeonato na morfologia. Ela andou muito bem e desfilou como uma vencedora”, disse, acrescentando também que a égua poderá ter uma nova chance no Freio. “Ainda pode acontecer”, finalizou.

Campeão na categoria Potranco Maior, Bem Criado Cala Bassa foi apontado pelos jurados como o Grande Campeão entre os machos. O potranco exposto por Silvio Luis Rickes e Marcelo Móglia, descende do Grande Campeão da Expointer e Reservado Grande Campeão da FICCC por duas vezes, Piraí 1569 do Brazão, que morreu a pouco mais de um mês, e de Pintura da Lagoa.

A Exposição internacional foi também a pista em que Bem Criado conseguiu o passaporte.

Ao comemorar a vitória de Bem Criado, Marcelo Móglia lembrou a perda do garanhão Piraí 1569 do Brazão. “O cavalo velho nos deixou faz um mês e na primeira

Bem Criado Cala Bassa _Grande Campeão da Expointer

geração nos deu um Grande Campeão de Esteio”, resumiu emocionado.

Informações e imagens: ABCCC

 

Deixe um comentário

Seu comentário será publicado se estiver de acordo com as políticas de publicação do site. Seu e-mail não será publicado.