Final do Freio de Ouro 2011 celebra os 30 anos da prova

O Freio de Ouro se prepara para conhecer os dois animais que farão história ao serem consagrados os vencedores da 30ª edição da principal prova do cavalo Crioulo. A disputa, que seleciona os melhores animais da raça em um julgamento que une morfologia e funcionalidade, já levou 47 exemplares ao lugar mais alto do pódio e construiu um legado genético de alta qualidade às novas gerações.

Para comemorar esta edição especial, a Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) vai à Expointer 2011 de cara nova, com novos espaços que proporcionarão a melhor comodidade aos crioulistas durante os dez dias de provas do cavalo Crioulo na feira.

Atrativos
A Loja Cavalo Crioulo será inaugurada no dia 26 de agosto em novo espaço e trará novidades exclusivas. Os sócios da Associação também terão uma área especial para assistir às provas e um telão será colocado no exterior da pista do Parque Assis Brasil para a transmissão das provas de mangueira do Freio de Ouro. Outras novidades que serão lançadas na Expointer são o novo espaço do restaurante da ABCCC e a Cavalo Crioulo WebTV – um canal para transmissão de eventos online, criado a partir de uma parceria entre a ABCCC, o Canal Rural e a BR Filmes.

Programação especial
A programação especial da 30ª edição do Freio de Ouro será realizada em dois grandes momentos durante a Expointer. No domingo, 28 de agosto, a solenidade de abertura contará com um desfile de abertura especial com bandeiras oficiais, todos os núcleos representados por seus símbolos e ginetes vencedores das 30 edições.

O chamado Pelotão de Ouro será composto por personalidades como o primeiro técnico, diretor de provas e coordenador da campeira do Freio de Ouro, além de vários outros importantes nomes na história do Freio.O segundo momento de homenagens à 30ª edição do Freio de Ouro será realizado durante a entrega de prêmios da Exposição Morfológica, no dia 31 de agosto (quarta-feira). Neste dia, além da apresentação de um vídeo comemorativo da prova, alguns proprietários, criadores, patrocinadores, ginetes e animais de destaque nestes 30 anos também receberão uma homenagem da ABCCC.

O ciclo que se encerra
Após 64 Credenciadoras e 12 classificatórias que reuniram 1469 animais, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Distrito Federal, além da Argentina e do Uruguai, apenas 96 conjuntos garantiram vaga para competir na final do Freio de Ouro. A disputa final que reunirá 48 machos e 48 fêmeas será disputada entre os dias 25 e 28 de agosto. Os jurados das fêmeas serão Cássio Bonotto, João Arísio e André Narciso Rosa, tendo como reserva Jorge Aginelo do Nascimento. Já os machos serão avaliados por Álvaro Dumoncel, Rodrigo Py e Felipe Malfato, sendo Rouget Gigena Wrege o jurado reserva.

Informações ABCCC

Deixe um comentário

Seu comentário será publicado se estiver de acordo com as políticas de publicação do site. Seu e-mail não será publicado.