Exposição de Cavalos Crioulos bate recorde de animais inscritos no MS

O cavalo Crioulo será um dos destaques da Expogrande 2014 – Feira Agropecuária de Campo Grande (MS) nos próximos dias 25 e 26 de abril. Organizado pelo Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo de Mato Grosso do Sul (NCCC/MS) com o apoio da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), a raça será apresentada ao público durante a Exposição Morfológica, na qual verá características, antes valorizada no sul do país, se destacando e conquistando novos adeptos na região Centro-Oeste.

Segundo Geraldo Paiva, sócio e membro da comissão organizadora da exposição, “o evento denominado Passaporte classificará 4 machos e 4 fêmeas para a Expointer, em Esteio (RS), principal evento nacional da raça”.

Até o momento estão inscritos aproximadamente 110 animais entre machos e fêmeas, provenientes do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo, Paraná e Santa Catarina. Esse número é considerado recorde o que coloca a Exposição do Mato Grosso do Sul entre as maiores da raça no Brasil. “Esperamos mais de 130 animais na prova, façanha poucas vezes obtidas mesmos nas mais conceituadas provas nacionais e internacionais. Os animais premiados nesta exposição tem contabilizados pontos de mérito em seu currículo valorizando comercialmente os respectivos animais e sua produção“, revela Geraldo.

Os animais da raça Crioula possuem características específicas como boa adaptação às condições tropicais, resistência e rusticidade. “São indicados para trabalho, esporte e lazer e criadores obtém excelentes resultados em laços, provas de resistência (enduro), vaquejada, Team Penning, rédeas“, completa Geraldo.

Apesar de sua versatilidade, na Exposição Morfológica são valorizadas as características raciais dos indivíduos, temperamento, aprumos e andaduras. “O jurado Jorge Agnelo do Nascimento, da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) julgará belos exemplares da raça”, conclui Geraldo Paiva.

A supervisão das atividades será realizada pelo técnico credenciado pela ABCCC, Rafael Fagundes Sant’Anna.

Os três primeiros colocados serão premiados com troféus.

Leilão

Além da Exposição Morfológica será realizado no dia 26 de abril, a partir das 20h00, no Tatersal de Elite na Acrissul. Serão ofertados 40 lotes de cavalos crioulos, entre eles animais domados, prontos para utilização em serviço, esporte e lazer, entre garanhões, éguas de cria e potrancas, descendentes de grandes exemplares.

Veja a programação da Raça Crioula durante a Expogrande 2014:

 22 e 23 de Abril

Chegada dos Animais no Parque de Exposições Laucídio Coelho em Campo Grande – MS.

 24 de Abril – Quinta Feira

08h00 Admissão morfologia

 25 de Abril Sexta Feira

08h00 Morfologia Incentivo

14h00 Morfologia Marcados

17h00 Rodada conhecimento – Palestras técnicas no Auditório.

26 de Abril – Sábado

08h00 Cavalgada.

08h50 Hino Nacional.

09h00 Grandes Campeonatos.

14h00 Apresentação mov. La Rienda na Pista de provas

17h00 Apresentação animais leilão na Pista de Julgamento

20h00 IV Leilão Crioulo MS – Tatersal Elite

 27 de Abril – Domingo

08h00 Campeonato mov. La Rienda na Pista de provas e Encerramento das Atividades.

Deixe um comentário

Seu comentário será publicado se estiver de acordo com as políticas de publicação do site. Seu e-mail não será publicado.