Etapa de Montevidéu ao Freio de Ouro habilita mais cinco

Depois das etapas realizadas em Buenos Aires, Esteio, Santa Maria e Rio Grande, esta foi a quinta etapa semifinal da seletiva da raça cuja decisão acontece em agosto, durante a Expointer. Com a participação total de 11 machos e 10 fêmeas, a disputa premiou cinco conjuntos, dois entre as fêmeas e três na categoria machos, com a vaga em Esteio/RS. Somente estes conseguiram alcançar a pontuação mínima de 18 pontos para a classificação.

Realizada entre os dias 23 e 26 de maio na Rural do Prado, em Montevidéu, a prova teve como jurados os criadores Alexandre Pons Suñe, Cesar Augusto Rabassa Hax e Luis Rodolfo da Costa Machado. Vilson Aguiar e Rodrigo Teixeira fizeram a supervisão técnica pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

De criação uruguaia apesar da genética brasileira, a égua Carrasca Del Chamamé, filha do Freio de Ouro em 2001 Dom Carrasco do Purunã, liderou desde a etapa morfológica e encerrou a disputa com o primeiro lugar. A vaga foi garantida com a montaria da experiente amazona uruguaia Soledad Ferreira, a primeira ginete mulher a confirmar a participação na final do Freio de Ouro 2013, com a nota 19,204.

O ginete destaque da classificatória, na escolha dos jurados, foi uruguaio Juan Miguel Vivo. O jovem de 22 anos foi o responsável pela montaria da segunda melhor égua da classificatória, Jaguel Huella 629.

Na categoria machos, Mapaxe da Rio Bonito foi o grande destaque do julgamento. Também na ponta desde a avaliação morfológica o gateado filho de Hadoque da Vila Velha alcançou a pontuação final de 20,336 e garantiu a primeira posição, montado por José Fonseca Macedo. O cavalo exposto por Empreendimentos Agropecuários Rio Bonito volta ao Freio de Ouro após o 12º lugar na edição de 2012.

O resultado completo da etapa pode ser conferido no site :  http://www.racacrioula.com.br/

Deixe um comentário

Seu comentário será publicado se estiver de acordo com as políticas de publicação do site. Seu e-mail não será publicado.