Esteio sedia primeira repescagem deste ano

Mais um final de semana eletrizante vai tomar conta do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio/RS, entre os dias 13 a 15 de julho. Animais vindos de diferentes cantos do sul do Brasil disputarão oito das 104 vagas da Expointer, na penúltima semifinal do ciclo do Freio de Ouro e a primeira em caráter de repescagem.

Estarão em pista animais que já foram finalistas em anos anteriores, além de exemplares que participam pela primeira vez da maior prova de seleção do Cavalo Crioulo. A disputa é promovida pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Paralelo à respescagem – etapa que possibilita a participação de animais credenciados em qualquer lugar do Brasil, desde que tenham obtido mais de 18 pontos – acontece também a penúltima morfologia Passaporte.

Entre os 65 animais participantes da classificatória estão vários finalistas de edições anteriores, como Coronel 666 Maufer, Resenha de Sol de Maio, Jalisco dos Três Pinhais e Macho Picho do Salero Velho, participantes em 2011. Também voltam à pista Lugano do Infinito (finalista em 2007, 2008 e 2009), Utrillo 311 Maufer (2008 e 2009) e Palanqueiro JB de Palermo (2007 e 2008).

Além da experiência, a prova também trará o frescor e força de novatos. Bucanero Gravatá, Basto 553 Maufer, Dom Alberto Fiador, Imbuia do Juquiá, Pena Branca Peleia Guapa, Uma Lenda das Três Estâncias, Universo do Purunã e Nazarena da Tropilha Mansa vem com tudo tentar sua primeira vaga à grande final, que acontece no final do mês de agosto, naquele mesmo local.

Serão responsáveis pela avaliação dos machos os criadores Rodrigo Albuquerque Py (Barra do Ribeiro/RS), Carlos Loureiro de Souza (Bagé/RS) e Vinícius Guedes Freitas (Alegrete/RS). As fêmeas serão avaliadas por Luis Alberto Martins Bastos (Uruguaiana/RS), Rouget Gigena Wrege (Jaguarão/RS) e Luciano Ghisleri (Joinville/SC).

Morfologia também entra na reta final
A programação do evento começou na quarta-feira (11/7), com o julgamento da penúltima morfologia Passaporte do ciclo. A mostra, julgada por Alexandre Pons Suñe, poderá definir, na manhã do dia 12 de julho, mais oito animais à lista dos 140 finalistas da Expointer 2012.

Confira a programação:
11 de julho (quarta-feira)
8h – Exame de Admissão (Passaporte)
12h – Término da entrada dos animais (Classificatória)
13h30min – Início do julgamento morfológico (Passaporte)
18h – Exame de Admissão (Classificatória)
20h30min – Leilão Linhagens da América (Crioulo Remates)
12 de julho (quinta-feira)
8h30min – Grandes Campeonatos do julgamento morfológico (Passaporte)
12h – Entrega de prêmios Passaporte
13h30min – Julgamento Morfológico Classificatória – Fêmeas
15h30min – Julgamento Morfológico Classificatória – Machos
20h30min – Leilão Linhagens da América (Crioulo Remates)

13 de julho (sexta-feira)
8h – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas – Fêmeas
13h – Andaduras/Figura/VSP-Esbarradas – Machos
20h30min – Leilão Genuínos do Sul (M&D Leilões)

14 de julho (sábado)
9h – Prova de Mangueira – Fêmeas/Machos
14h – Prova de Campo – Fêmeas/Machos
21h – 10º Remate Don Teju (Trajano e Silva Remates)

15 de julho (domingo)
9h – Fase final (Mangueira/Bayard-Sarmento/Prova de Campo)
12h – Encerramento e entrega de prêmios
21h – Remate Estância Liberdade (Crioulo Remates)

Deixe um comentário

Seu comentário será publicado se estiver de acordo com as políticas de publicação do site. Seu e-mail não será publicado.