Classificatória em Maringá habilita três à final do Freio de Ouro

Aconteceu nos dias 11 a 13 de maio em Maringá (PR), a classificatória da região 5B, no qual foram definidos mais três conjuntos habilitados à final do Freio de Ouro 2012.

A terceira semifinal da modalidade no ciclo integrou a programação da Expoingá que também sediou uma Exposição Morfológica Passaporte e o primeiro Simpósio do Cavalo Crioulo além de receber a mostra itinerante comemorativa aos 80 anos da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC).

Na disputa classificatória, o nível mediano dos conjuntos somado às adversidades climáticas e de estrutura resultaram em apenas três conjuntos (uma fêmea e dois machos) com média acima de 18. A prova foi disputada na pista do Parque de Exposições Francisco Feio Ribeiro e o julgamento foi feito por Álvaro Dumoncel, Frederico Ormazabal Sastre e Hermes Dourado Filho.

Na avaliação de Dourado Filho, a prova teve um nível médio e se classificou quem teve maior iniciativa. “No geral os machos tiveram uma disputa melhor. As fêmeas tiveram problemas e somente a melhor conseguiu passar. Os machos fizeram uma prova normal, com destaque para o cavalo da ponta”. Segundo Dumoncel faltou regularidade às éguas. “A que se classificou estava bem conduzida”, disse, elogiando o ginete destaque da prova, Luiz Fernando Rodrigues. “Entre os cavalos, o primeiro é bárbaro e o segundo é bom e também mereceu”, finalizou o jurado.

Superação garantiu a vaga na final
Visivelmente emocionada, a expositora de Uchôa de São Pedro, Elizabeth Lemanski comemorou a vitória e creditou o resultado à superação da égua. “Isso tudo é resultado do nosso trabalho, da parceria com o ginete, com o veterinário, da nossa rotina de trabalho, com persistência e fé. E a égua, que é uma guerreira, e venceu depois de sair em último na Morfologia”, elogiou. “Não foi fácil mas nós estávamos confiantes e deu tudo certo”, definiu, em poucas palavras, o ginete Luiz Fernando Rodrigues.

O primeiro colocado entre os machos, Brazão da Roraima, foi muito elogiado pelos jurados e o seu desempenho reconhecido pelo proprietário. “Ele foi muito bem e o ginete também. O Brazão é um cavalo tranquilo e com bom temperamento mas, mesmo confiante, só me tranquilizo depois da última paleteada”, descreveu Fiorillo Menarim. “O cavalo vinha andando bem mas tivemos problemas no Bocal. Ainda bem que agora conseguimos a vaga e vamos seguir trabalhando forte para o Freio”, finalizou o ginete Fábio Gonçalves.

Primeiro Lugar Fêmea: Uchoa de São Pedro

Fêmeas
1º Lugar
Uchoa de São Pedro, filha de BT Hospedeiro e Gente Fina de São Pedro; criador Eduardo Macedo Linhares e expositor Elizabeth Lemanski, Fazenda Paraiso, Balsa Nova/PR
Credenciada em Ponta Grossa com média 18,001
Ginete: Luiz Fernando Rodrigues de Rodrigues
Nota: 18,269

 

Primeiro Lugar Macho: Brazão da Roraima

Machos
1º Lugar
Brazão da Roraima, filho de Leco Chico e BT Quarentena II; criador e expositor Rivadavia Fiorillo Menarim, Fazenda Roraima, Ventania/PR
Credenciado em Balsa Nova com média 20,414
Ginete: Fábio Gonçalves
Nota: 19,776

2º Lugar
Hermosso do Topo da Serra, filho de Gago de Santa Angélica e Alma Perdida do Strass; criador Júlio Cesar Pissetti e expositor Karine e Lucas Enéas da Cruz, Cabanha KLE, Tijucas do Sul/PR
Credenciado em Pato Branco com média 20,623
Ginete Cézar Augusto Schell Freire
Nota: 18,843

Informações Douglas Saraiva – ABCCC

Fotos: Felipe Ulbrich

 

Deixe um comentário

Seu comentário será publicado se estiver de acordo com as políticas de publicação do site. Seu e-mail não será publicado.