Campo Grande sedia última semifinal do crioulaço antes da Expointer

Campo Grande vai receber dos dias 12 a 14 de julho, pela primeira vez na história, uma semifinal do Crioulaço. A Classificatória de Campo Grande, na verdade, é a última oportunidade para que os competidores cheguem à final da modalidade, no dia 28 de agosto, em Esteio, no Rio Grande do Sul. O evento acontece no CLC Parque do Peão. Além de troféus, a premiação total chega aos R$ 10 mil.

No mês de maio, a capital sediou a primeira etapa da competição, quando foram classificadas quatro duplas:

1º Lugar: Pitangueira de São Batista (Ginete: Arlindo Martins) e Compadre da Tradição (Ginete: Márcio Pirota);
2º Lugar: Bacana da Genética Aditiva (Ginete: Juliano Cesar da Silva) e Ágata da Genética Aditiva (Ginete: Rodrigo da Silva Santos);
3º Lugar: Maravilha 162 da Ronda (Ginete: Anderson Arcas) e Porteira 542 de Nazareth (Ginete: Márcio Pirota);
4º Lugar: Santa Ana Dom Pedro (Ginete: Juliano da Silva) e Chalana do Salsinho (Ginete: Rodrigo da Silva Santos).

Os classificados em Campo Grande se juntam aos finalistas que já conseguiram vaga nas outras três semifinais realizadas ao longo de 2013. A primeira delas foi em março, na cidade de Santiago/RS. Depois foi a vez de Osório, em abril. E, por fim, Lapa/PR classificou em maio.

Para o vice-presidente do Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo de Mato Grosso do Sul, Eduardo Foley Coelho, a raça crioula vem ganhando cada vez mais admiradores e criadores no Estado, que ocupa a 4ª posição no ranking nacional, e as modalidades esportivas são uma forma de fazer com o que o animal ganhe mais resistência. “O cavalo crioulo é um animal rústico, que vem sendo moldado ao longo dos anos em ambientes hostis, como é caso do Uruguai, da Argentina e da região sul do Brasil. E essas provas também são uma ferramentade seleção da raça”, avalia

Morfologia
Paralelamente à Classificatória do Crioulaço, a cidade de Campo Grande sedia uma Morfologia Passaporte. A prova também tem status de semifinal, já que os vencedores garantem vaga na Expointer.

Deixe um comentário

Seu comentário será publicado se estiver de acordo com as políticas de publicação do site. Seu e-mail não será publicado.