Alunos de Caxias de Sul participam de projeto sobre a cavalo crioulo

A Semana Farroupilha de Caxias do Sul (RS) apresentou pelo terceiro ano consecutivo, o projeto “Cavalo Crioulo nas Escolas”.

Desenvolvido pelo Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos dos Vinhedos, o projeto visa principalmente apresentar a Raça Crioula às crianças do ensino fundamental da rede municipal e estadual da região. No processo, a ideia enfatiza o fato do Cavalo ser animal símbolo e patrimônio cultural do estado.

Este ano, o projeto começou no dia 14 de setembro, e visitou a Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor Nandi e a Escola Municipal de Ensino Fundamental Ramiro Pigozzi. Com a presença de 50 crianças em cada escola, o encontro deu início a uma série de atividades programadas em comemoração à Semana Farroupilha. No pátio das instituições, os estudantes participaram de uma palestra ministrada pelo ex-presidente do Núcleo de Criadores de Cavalos Crioulos dos Vinhedos, Sebastião Teixeira Corrêa. O tema foi o Cavalo Crioulo, sua história, origem, características e como se tornou um dos símbolos do Rio Grande do Sul. Na sequência, os alunos tiveram contato com um Cavalo Crioulo e aprenderam sobre os utensílios e como encilhar o animal.

O projeto foi apresentado também nas escolas: EMEF Manuel Pereira dos Santos, EEEM Prof. Apolinário Alves dos Santos, EMEF Américo Ribeiro Mendes e na EEEM Henrique Emílio Meyer.

Informações ABCCC

Deixe um comentário

Seu comentário será publicado se estiver de acordo com as políticas de publicação do site. Seu e-mail não será publicado.