ABCCC promove clínica de Ranch Sorting com a RSNC

Uma das modalidades que mais cresce em número de participantes e que vem conquistando o público do cavalo no Brasil chega como uma nova possibilidade aos crioulistas. O Ranch Sorting, ou Apartação entre Currais, foi apresentada à Comissão de Provas Funcionais da ABCCC e a criadores em clínica realizada no dia 10 de janeiro, na cabana Amaral em Novo Hamburgo (RS). A diretoria da Associação planeja ampliar a difusão da prova entre os criadores da raça e coordenar um circuito oficial.

A clínica foi aplicada pela RSNC Brasil, filial nacional da empresa que gerencia a modalidade nos Estados Unidos, que demonstrou na teoria e na prática como a prova funciona, quais as suas exigências técnicas e estruturais, além do regulamento, condução e formas de execução. A prova será demostrada novamente no Redomão da Lagoa, em Aceguá (RS), no dia 17.

Alex Saleta, que comanda o setor de esportes da RSNC, junto de Freitas Neto, do marketing, foram os responsáveis por ministrar a clínica e disseminar o conhecimento entre os participantes. Segundo eles, a organização da ABCCC em eventos, a aptidão vaqueira natural da raça e a característica do público crioulista, são alguns dos elementos que fortalecem ainda mais a perspectiva de sucesso do Ranch Sorting entre os criadores.

Considerada a prova da família, já que a modalidade não requer alto conhecimento técnico dos competidores e oferece baixo risco, a disputa levou casais, pais e filhos para a pista e foi muito bem recebida por quem experimentou. “Eu estava há um ano sem montar e hoje entrei na pista. É uma prova fácil de praticar e muito divertida”, disse Gabriella Möller, que montou ao lado do marido, Fabiano da Silva, e ainda acompanhou o filho Eduardo, de apenas cinco anos, participar. “Pretendemos seguir treinando e participar mais vezes”, finalizou ela.

Como funciona

O Ranch Sorting é disputado em duplas e consiste na apartação de um lote de 12 reses entre dois currais circulares de cerca de 18m de diâmetro, unidos por um vão de aproximadamente quatro metros. Vence a dupla que apartar as dez novilhas numeradas do lote, na devida ordenação, em menor tempo dentro dos 60 segundos regulamentares. As duplas são divididas em categorias conforme o handicap, permitindo a participação de competidores com pouca experiência em equitação, em igualdade de condições.

Mais informações no site www.rsnc.us.

Texto: Douglas Saraiva/ABCCC
Fotos: ABCCC/Divulgação

Deixe um comentário

Seu comentário será publicado se estiver de acordo com as políticas de publicação do site. Seu e-mail não será publicado.