ABCCC divulga regulamentos para provas da temporada 2016

A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) definiu no último dia 20 de outubro, a atualização dos regulamentos para as provas do ciclo 2016. A atualização foi feita pelo setor de eventos da ABCCC e já passa a valer para a temporada que já está em andamento.

Uma das principais mudanças para a temporada 2016 é a proibição da continuidade da participação do conjunto caso seja constatado pelos jurados qualquer tipo de sangramento no cavalo, mesmo que não seja causado pela ação direta do ginete, implicando assim na desclassificação da prova, em qualquer modalidade.

No Freio Jovem, a alteração ficou por conta do número de vagas na final das categorias Aspirante e Juvenil Masculino. Enquanto no regulamento passado, os 20 competidores com melhor nota no ranking de cada categoria avançava para a Expointer, agora são apenas 12 habilitados na edição de 2016 do evento.

Já no Freio de Ouro, o novo regulamento traz a determinação de que os equinos que forem retirados de quaisquer provas oficiais, ou por simples desistência, mediante atestado médico veterinário, ficarão 30 dias, a contar da data do atestado, sem participar de disputas oficiais da Raça. Tal regulamentação está alinhada com as práticas de bem estar animal.

Além das modalidades oficiais, estão disponíveis o Manual de Gestão de Núcleos de Criadores de Cavalos Crioulos, o Regulamento do Registro Genealógico da Raça Crioula, o Regulamento Disciplinar de Provas Funcionais, Morfológicas e demais Eventos da Raça Crioula e o Regimento do Registro de Mérito.

As regras do ciclo 2016 podem ser encontradas no link abaixo:

http://cavalocrioulo.org.br/eventos/regulamentos

Autor: Vicenzzo Vicchiatti, com informações da Trajano Silva.

Deixe um comentário

Seu comentário será publicado se estiver de acordo com as políticas de publicação do site. Seu e-mail não será publicado.