A paixão pelo Cavalo Crioulo une culturas de diferentes estados

Quem quiser saber quem sou, olha para o céu azul e grita junto comigo viva o Rio Grande do Sul (…) Deus é gaúcho de espora e mango. Foi maragato ou foi chimango. Querência amada, meu céu de anil. Este Rio Grande gigante,mais uma estrela brilhante na bandeira do Brasil“.
A canção de Osvaldir e Carlos Magrão,  retrata a paixão do povo gaúcho pela sua terra. Por onde passam, os sulistas deixam suas marcas, seja no traje típico, seja no sotaque ou no chimarrão que não deixam de lado nem durante os lides diários ou para as competições esportivas. Essa marca foi vista durante a  exposição morfológica do Cavalo Crioulo, que foi realizada em Campo Grande (MS), no dia 13 de julho, no CLC Parque do Peão. A cuia do mate sempre a mão, e a indumentária gaúcha tradicional – a chamada Pilcha – utilizada por homens e mulheres de todas as idade, também não poderia faltar.
Ricardo Santana e Denise eram a expressão da tradição gaúcha durante a realização da prova,  camisa, bota, lenço e bombacha. E mesmo depois de 20 anos morando em Chapadão do Sul (MS), ainda mantém viva a raiz que os une à “querência amada”. “Essa é uma oportunidade de reencontrar os amigos que vem do Rio Grande do Sul e voltar às origens. Esse é nosso traje de uso não só nos eventos sociais, como também na lida na fazenda.”, lembra o casal.
E a faceirice dos sulistas com suas pilchas, cuias e sotaques era misturado ao som puchado do “r” dos matogrossenses e dos sul-matogrossenses, com suas botinas, chapéus, bonés e camisas bordadas com os nomes das fazendas que estavam representando, tudo regado à bebida tradicional da terra, que leva os mesmos ingredientes do “chima” só que com temperaturas de água diferentes: o tereré.
Seja do Mato Grosso do Sul ou do Rio Grande do Sul, as competições esportivas que envolvem a raça  conseguem reunir diferentes culturas, que se unem por uma mesma paixão: o Cavalo Crioulo.

 

Deixe um comentário

Seu comentário será publicado se estiver de acordo com as políticas de publicação do site. Seu e-mail não será publicado.